Diário de obra: pré-instalação do ar condicionado

Outro cuidado especial com as paredes é a pré-instalação do ar condicionado, que serão instalados nos dormitórios e salas.
A opção foi pelo split e a capacidade de cada aparelho foi definida pelo volume de ar por ambiente.
O sistema para cada ambiente se compõe de unidade evaporadora (interna) e condensadora (externa). Para compatibilizar as unidades, é necessário preparar a tubulação de cobre que liga as duas unidades, a instalação elétrica e a drenagem.
Pensando na eficiência de toda a instalação, é melhor que a distância entre as unidades interna e externa seja a menor possível e que não haja um grande desnível entre elas.
A unidade evaporadora (interna) não deve encostar no teto, evitando obstruir o retorno do ar; a distância mínima é de 15 cm.
Na parede interna, optei por embutir uma caixinha metálica onde estarão todas as tubulações, facilitando a instalação final dos aparelhos e melhorando o acabamento do reboco.

20150922_100458
A fiação elétrica é passada dentro do conduíte, a tubulação de cobre que liga as unidades interna/externa é revestida com fita vinílica e o tubo de drenagem é de PVC com inclinação que facilite o escoamento da água.
A unidade condensadora (externa) deve ser instalada, de preferência, em local bem ventilado e ao abrigo de chuva.

20150922_100638
Com a pré-instalação pronta também, podemos finalizar a pintura nas paredes, que darei detalhes no próximo post!

Comente com Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *