Diário de obra: Pintura e escolha de cores e tintas

Enquanto as definições da área externa vão se definindo, as paredes internas já podem ser preparadas para pintura.

O primeiro passo é definir cores e tonalidades que irão se harmonizar entre si e valorizar os volumes arquitetônicos da residência.

Visando a qualidade da pintura, todo o material escolhido é da marca Suvinil, que permite um recobrimento de paredes perfeito com apenas duas demãos de tinta.

Paredes internas recebem massa corrida, devidamente lixadas e preparadas para receber a tinta acrílica, com acabamento chamado Toque de Seda, aveludado e de fácil limpeza.

                01                             02

                                              Massa corrida nas paredes internas    

Toda a parte executada em gesso, recebe primeiro o Fundo Preparador, adequado para evitar que a tinta mude de tonalidade em contato com o gesso acartonado. Massa corrida é aplicada nos tetos e gesso também.

Para os tetos e gesso, a tinta escolhida é Látex PVA, mais espessa, que recobre qualquer marca de reboco, que possa ser evidenciada quando receber a iluminação.

    03     04      05

                                  Fundo preparador no gesso e massa corrida nos tetos.

Nas paredes externas, o mais indicado é aplicar o Selador Acrílico sobre o reboco, sem aplicação de massa, para maior durabilidade da pintura.

06Selador acrílico nas paredes externas

Chegou o momento de definir cores! Com a disponibilidade de infinitas combinações, o ponto de partida foi a harmonização com os revestimentos de piso e parede.

Pedi alguns testes para verificação da tonalidade aplicada sobre selador e massa corrida:

07

                          08                          09

Testes realizados, assim ficou a definição: as paredes internas serão na cor gelo, e as externas da construção principal em Cinza VCom; muros e parede da garagem receberão uma tonalidade mais escura, Prata Envelhecido.

No próximo post, finalização dos detalhes internos das paredes para finalização da pintura!

Comente com Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *