Dica da semana: Portas

Tão importantes quanto os demais materiais de acabamento, as portas devem ser escolhidas com cuidado e atenção aos pequenos detalhes. Muitos são os modelos e dimensões que encontramos no mercado. Em geral, portas executadas sob medida (com modelos exclusivos e por encomenda) possuem um preço mais elevado. Por isso, é preciso estar atento ao orçamento da construção.

O projeto arquitetônico define o tamanho, o estilo e o material a ser utilizado nas portas, considerando o conjunto da arquitetura no resultado final da obra. Os materiais utilizados na confecção das portas podem ser: madeira, ferro, alumínio, PVC ou vidro, em acabamentos lisos ou trabalhados, laqueados ou acetinados, laminados, verniz, adesivados, pintura ou jato de areia.

Mais do que algo meramente decorativo, não se deve esquecer da funcionalidade das portas. Portas com folhas de abrir precisam de espaço adequado à abertura e circulação e não atrapalharem o fluxo favorável de pessoas; portas de correr são mais utilizadas em ambientes internos e varandas; espaços reduzidos pedem portas sanfonadas ou tipo camarão (que possuem uma dobradiça intermediária), portas de madeira precisam estar protegidas de sol intenso e chuvas.

Abaixo, alguns exemplos e inspirações:

porta capa porta capa01 Porta01 Porta02 Porta03 Porta04 Porta05 Porta06 Porta07 porta08

Gostou da dica? Deixe seu comentário e sugestões de temas que você gostaria de ver aqui.

 

Comente com Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *