Dica da Semana: Vasos na Decoração

Os primeiros vasos conhecidos remontam à Grécia antiga, onde eram utilizados principalmente para usos práticos, como o armazenamento de alimentos, remédios, azeites e água.

Apesar de serem utilitários, os vasos e ânforas gregos eram ricamente decorados e muitos deles contavam histórias, lendas e mitos.

Foram objetos de destaque nas artes grega e romana e a maioria das grandes civilizações, além destas, produziu vasos decorados, como os egípcios, babilônios, sumérios e bizantinos.

 Vaso grego1Vaso grego2vaso bizantino

Durante toda a história da humanidade, fizeram parte dos ambientes e a partir do século XX, os vasos assumiram papéis essencialmente decorativos, em vários formatos, cores, tamanhos, podendo ser o arremate perfeito para a decoração de ambientes.

Com uma variedade grande de materiais, pode-se escolher entre mármores, vidros, acrílicos, resinas, cerâmicas, madeiras, porcelanas, metais, cristais, fibras, considerando o estilo que se queira dar ao ambiente.

vasos em murano mesclado

Vasos de vidro

vasos acrílico1vasos acrílico2

Todos os ambientes podem ser decorados com vasos, desde que apropriados. Observar o estilo do vaso em composição com o ambiente em que ele será inserido é muito importante. Como regra geral, ambientes modernos pedem vasos com design mais arrojados, e maior liberdade na combinação de cores e materiais.

Ambientes mais tradicionais e sóbrios pedem peças mais clássicas e materiais mais nobres, como mármores e vidro Murano, por exemplo. Mas, misturar estilos é uma arte e um vaso clássico pode dar um toque de nobreza a um ambiente mais moderno.

Como os vasos são peças de fácil remoção, com pequenas intervenções, podemos transformar o ambiente.

Antes de escolher as peças, é preciso considerar também se o vaso receberá plantas e flores, o que define seu tamanho e formato. E plantas e flores também precisam ser escolhidas de acordo com a decoração do ambiente e as condições para que a planta sobreviva.

Nas salas de estar clássicas, peças na mesa de centro são de materiais como mármores, louças e cerâmicas. Poucas plantas e flores estão em mesinhas laterais em vasos de vidro transparente, que combinam com todos os estilos, por serem leves e discretos:

sala clássica

Neste exemplo, vasos em formato de cálice ao lado da lareira reforçam a decoração clássica:

sala clássica2

Mais um exemplo de decoração clássica, com vasos no piso ao lado da lareira e vasos em formato de garrafas no balcão antigo:

sala clássica3

Neste exemplo, apesar da decoração contemporânea totalmente branca, peças de decoração remetem ao estilo clássico, e ali estão os vasos em formato de ânforas e flores no vaso de vidro na mesa lateral e no baú que funciona como mesa central:

sala clássica4

Mais um exemplo de sala contemporânea com peças clássicas de cristal Murano:

Sala de estar

Para salas de jantar, os vasos nas mesas deverão ter altura baixa e podem ser compostos em arranjos com formatos diversos. Materiais que combinam entre si proporcionam arranjos interessantes. Nos aparadores e balcões, podemos ter mais liberdade com as alturas, considerando adornos de paredes, como quadros e espelhos. Formatos de ânforas, garrafas, moringas, por exemplo, vão muito bem nestes locais. Em estantes e cristaleiras, podemos acomodar várias peças de vasos juntas, e às vezes elas são objetos de coleção.

Sala de jantar pretaEstante2

Banheiros e lavabos também são decorados com vasos com flores e plantas. Nestes ambientes, é importante escolher materiais que não sofreram deterioração, pois estão constantemente em contato com umidade:

Lavabo lindolavabo1

Muros e paredes também podem ser decorados. Uma circulação de entrada ou interna, ganha destaque com peças alinhadas na posição vertical:

vasos acrílico paredejardim vertical2

Para terraços e jardins, as opções são inúmeras:

vasos decorados para jardimTerraço

E, para finalizar, pode-se usar objetos que fazem as vezes dos vasos e são elementos de presença decorativa no ambiente:

lata de alumíniochaleira

Comente com Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *